Relatório de estágio
Dissertation : Relatório de estágio. Recherche parmi 300 000+ dissertationsPar Carolina Moreira • 22 Avril 2016 • Dissertation • 1 052 Mots (5 Pages) • 605 Vues
Orientações para a elaboração do Relatório de Estágio
O relatório de Estágio
Esta disciplina acontece concomitantemente com a realização do estágio supervisionado, que proporciona ao estudante o contato com a realidade da Escola Básica, dentro das quais ele poderá não só apreender novas informações e conteúdos, como também aplicar uma série de conhecimentos transmitidos e aprendidos ao longo do curso.
Neste semestre, quando se cursa a disciplina Fundamentos Teórico-metodológicos do Ensino de Língua Estrangeira I, o aluno deverá redigir o relatório individual, registrando as observações feitas durante as aulas dos professores das escolas, além do registro de sua participação e das atividades extras, conforme contas no Manual do Estágio do Curso de Letras da Unifesp, campus Guarulhos.
O relatório de estágio constitui-se em um momento de reflexão teórica sobre o percurso acadêmico do estudante de Letras, um momento de reconstrução retrospectiva desse percurso, uma ocasião para refletir acerca de sua própria condição de futuro profissional do ensino de língua estrangeira .
O gênero Relatório
O gênero relatório apresenta variações significativas em função da cultura na qual se insere, o que implica ser o contexto de produção decisivo para a sua organização.
De maneira geral, todo relatório se constitui numa peça destinada a relatar, portanto, “contar”, “narrar”, o que torna forte na sua composição a presença de sequências narrativas, podendo se valer também das descritivas. Mas, ao lado do seu caráter narrativo, espera-se, também, um posicionamento crítico-analítico do relator, o que explica a presença de sequências argumentativas nos relatórios. A partir dessas perspectivas é que se diz que se encontram nos relatórios em geral a descrição (de objetos, de procedimentos, de fenômenos), a narração (de fatos ou ocorrências) e a dissertação (explanação didática, argumentação).
Aspectos formais – elementos que devem constar no relatório
- Contextualização – mediante página de rosto ou cabeçalho, título do relatório, instituição, curso, disciplina, autor, destinatário, data de elaboração, local.
- Resumo – declaração breve do conteúdo; apresenta-se uma ideia geral (no máximo 250 palavras), inclusive com palavras-chave.
- Considerações iniciais – breve descrição do que consiste o trabalho, quais os seus objetivos e deverá resumidamente dar uma ideia de como está estruturado o relatório. Conta-se a “história” do relatório: quem o pediu, finalidade, método, apresentação dos dados, referências sobre o tema. Em outras palavras: declara-se o propósito do relatório, dizendo-se por que e/ou para que ele foi redigido.
- Corpo ou Desenvolvimento – relato pormenorizado dos fatos ocorridos ou apurados, dos dados descobertos e/ou das ações realizadas, que interpreta, distingue, argumenta, propõe sugestões, apresentando fundamentos das sugestões, com a indicação de data(s), local(is), método(s) adotado(s), pessoas/equipamentos envolvidos, julgamento dos fatos ou considerações sobre os fenômenos observados. Em geral, é dividido em tópicos e subtópicos específicos que devem ser intitulados.
- Considerações finais – Análise sucinta do estágio realizado (tendo em vista o processo como um todo), considerando aspectos positivos e negativos (do estágio e do desempenho do estagiário) e sua importância para a formação e a futura atividade profissional docente.
Conteúdo – corpo do relatório :
a. Sobre a instituição/escola:
- Histórico da escola, localização e dados relativos ao bairro em que está inserida, perfil socioeconômico do entorno e perfil do público atendido.
- Funcionamento e organização da escola: número de turmas (total, por período e por série), número de alunos (total, por período e por série), número de professores, dados sobre a direção e a coordenação.
- Recursos físicos da escola: número de salas de aulas, condições das salas, existência ou não de laboratórios, biblioteca, salas ambiente, equipamentos disponíveis (televisão, computadores, impressoras, filmadora, retroprojetor, máquina fotográfica, xerox, filmes educativos etc), jardins e área de lazer, espaços de convivência etc.
b. Aspectos pedagógicos:
- Sobre o corpo docente: qual a formação do(s) professor(es) (graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado, outros...)? Qual a nacionalidade e a formação do professor que o recebeu como estagiário?
- Teve acesso ao plano de ensino da disciplina? Como ele está estruturado (objetivos, conteúdos, metodologia, avaliação, bibliografia)?
- Quais os materiais didáticos utilizados? Em caso de livro didático, qual está sendo utilizado? Quais as estratégias que o professor adota para o uso do livro didático?
- O professor utiliza documentos autênticos para a realização de atividades em sala de aula? Quais e/ou de que tipo?
- Como ocorre a distribuição do tempo de aula (chamada, lousa, explicação, correção, relação interpessoal, visto em atividades, tempo para os alunos realizarem as atividades etc)?
- Há atividades em grupo? Como ocorrem? Em que consistem?
- Os alunos ,mudam de lugar durante a aula? Muda a organização da sala? Quando, como e por que?
- Todos os alunos participam igualmente da aula? Como o professor age para propiciar a igualdade de participação?
- Como se trabalham durante as aulas a compreensão e produção oral e escrita? Há uma divisão equilibrada entre as diferentes competências durante uma mesma aula? Alguma(s) delas é (são) mais enfatizada(s)?
- Quais as estratégias e suportes mais utilizadas pelo professor para trabalhar as diferentes competências envolvidas no ensino-aprendizagem do FLE?
- Em relação à dimensão inter/pluricultural do ensino de LE, como isso é abordado e concretizado? Como é tratada a questão da francofonia?
- O professor utiliza os outros espaços da escola, além da sala de aula, para a realização de atividades, como, por exemplo, biblioteca, pátio, anfiteatro etc? Em caso afirmativo, como que tipo de atividades realiza e como elas ocorrem?
- Há um olhar interdisciplinar na prática de sala de aula, ou seja, o professor dialoga com as outras disciplinas para a realização de projetos, atividades? Como isso acontece?
- Há uso das novas tecnologias (computador, multimídia, vídeo, músicas etc) no processo de ensino-aprendizagem de LE? Como isso acontece?
c. Observação e participação do estagiário
- Como se deu sua participação durante as aulas?
- De que atividades extras você participou e/ou ajudou o professor a elaborar durante o estágio?
- Quais as relações que você estabelece entre as discussões teóricas feitas durante as aulas de Fundamentos Teórico-metodológicos do Ensino de Língua Estrangeira I e as aulas que observou durante o estágio?
- Você participou na elaboração e desenvolvimento de algum projeto realizado na escola? Se sim, descreva o projeto e a forma de sua participação.
d. Atividades extraclasse
- Quais as atividades realizadas (tipo, local, duração...)?
- Descrição sucinta da(s) atividade(s) e relevância para a formação profissional.
...