Sociologia rural
Étude de cas : Sociologia rural. Recherche parmi 300 000+ dissertationsPar Nicolas Sauban • 16 Juin 2016 • Étude de cas • 964 Mots (4 Pages) • 634 Vues
Sauban Nicolas
Agenda 21 : Rezé
Localizado no Loire-Atlantique, 10 minutos de eléctrico do centro da cidade de Nantes, Rezé é um município urbano de 38.000 habitantes. Perto de um centro econômico dinâmico, a cidade de Rezé transforma e evolui com a cidade de Nantes. Princípios do desenvolvimento sustentável estão enraizadas na política da cidade por vários anos. A equipe municipal foi eleito no projeto "para o desenvolvimento sustentável e solidariedade." Muitos sectores de actividade municipal já havia adotado os princípios, mas o eleito queria globalizar e aprimorar este processo e estão envolvidos no projeto Agenda 21.
Implicação:
A cidade de Rezé lançou uma Agenda 21 em 2002, um processo que está registrado no mandato eleitoral da eleição 2001 Os eixos estratégicos foram, então, urbanismo, meio ambiente, turismo, e viver juntos mobilização interna dos serviços municipais. Desde o primeiro programa de acção foi reconhecido em 2007 pela ministere e avaliados. O segundo programa de acção redefiniu os eixos estratégicos, dependendo do repositório Ministério, em torno de cinco áreas: a luta contra as alterações climáticas ea protecção do ambiente, a preservação da biodiversidade, protecção do ambiente e recursos , o cumprimento de todos os seres humanos, coesão social e de solidariedade entre territórios e entre gerações, ea dinâmica de seu desenvolvimento seguindo os modos de produção e consumo responsável. Uma tarefa local Agenda 21 foi especificamente criado para a implementação da Agenda 21. Essa estrutura desenvolve ações para integrar os princípios do desenvolvimento sustentável em todas as áreas e em todos os níveis de envolvimento e Cidade de decisões . O seu papel é especificamente:
* Ela aumenta a consciência, o impulso eo desenvolvimento sustentável dinâmica com os serviços municipais e moradores.
* Ele suporta serviços na implementação, monitoramento e avaliação das ações da Agenda 21 (gestão de energia, coleta seletiva, viagens ...).
* Ela envolve as pessoas na implementação da Agenda 21
Abordagem:
O desenvolvimento da Agenda 21 foi feito globalmente internamente. A principal vantagem da abordagem reside na sua aplicação, que é o assunto de melhoria contínua, o que ajuda a população. É um projecto que quer escalável e não congelado no tempo, no princípio da co- produção de novas acções entre, por um lado, o município e os seus serviços e, por outro lado, a população, sociedade e parceiros civil. Agenda 21 atua como um laboratório experimental para ações de desenvolvimento sustentável, que foram posteriormente destinados a "sair" Agenda 21 para ser incluída no Programa de Acção Municipal operação geral dos serviços e. Sobre a gestão municipal, a Agenda 21 trouxe um olhar transversal para os registros. Ele ajudou a quebrar as barreiras entre os serviços e incentivá-los a trabalhar juntos em projetos multifuncionais, enquanto os serviços que envolvem anteriormente pouco solicitados. Por exemplo, para as acções relativas à biodiversidade, a missão do desenvolvimento sustentável e trabalhando com o Departamento Parques, eo trabalho é tanto sobre os temas tradicionais de uma parques de serviços (liquidação financeira) em questões sociais (usar uma empresa social, os moradores locais).
Objetivos:
Desde 2007, a cidade tem o rótulo de "Agenda 21 Local em França", concedido pelo Ministério do Meio Ambiente. Este é um reconhecimento dos esforços para o desenvolvimento sustentável. O programa é dividido em cinco metas que se traduzam em ações.
Finalidade 1:
Luta contra as alterações climáticas ea protecção do ambiente Objetivos:
Reduzir o consumo de energia de instalações municipais Construir edifícios de baixo consumo energético
Educar e apoiar Rezéens
Desenvolvimento
...